Uma novidade importante desta edição do Selo UNICEF Município Aprovado é a escolha de dois adolescentes para participar de todo o processo de mobilização do Selo. A presença ativa de adolescentes na instância responsável por elaborar e monitorar as ações do município em busca do Selo é importante porque são eles, juntamente com as crianças, os interessados diretos na melhoria dos indicadores do município, além de possibilitar que sua visão de mundo e suas expectativas sejam compartilhadas e levadas em conta na hora de planejar as atividades. “Ser criança e adolescente no semi-árido mineiro é muito mais do que aquilo que dizem de nós: um povo sofrido, sem oportunidades e carente. Na realidade, ser adolescente é ser capaz de integrar, participar, conscientizar e mobilizar a comunidade. Somos jovens corajosos, temos direito à cultura, educação, cidadania e temos capacidade de ajudar na melhoria da nossa região”. A afirmação é de Eloí Lucas Silva Mota, adolescente de Mata Verde, cidade localizada a 799 km de Belo Horizonte (MG). Eloí participou das atividades relacionadas ao eixo de Participação Social do Selo UNICEF - Edição 2008. Ele é membro da Rede de Jovens Comunicadores do Semi-árido Mineiro. Nesse processo, é importante que os próprios adolescentes escolham os dois adolescentes mobilizadores, levando em conta algumas características como perfil multiplicador, com facilidade de se comunicar e de interagir com diferentes grupos.
Essa ação pode ser feita por meio dos grêmios estudantis, das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDAS - www.rejuma.org.br) ou de outros grupos de adolescentes organizados. Os dados dos adolescentes escolhidos (nome completo, endereço, idade, telefone, email) devem ser enviados ao escritório do Selo UNICEF responsável por cada estado, para que possam receber os comunicados e serem convidados para as atividades. Confira a seguir entrevista com Mário Volpi, oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do UNICEF Brasil sobre a importância da participação dos adolescentes. Por que o Selo UNICEF faz questão da participação dos adolescentes? Mário Volpi - A participação de crianças e adolescentes é uma forma de assegurar seus direitos! Por isso os adolescentes devem ser ouvidos, expressar suas idéias e anseios a respeito dos serviços públicos, podendo dar uma importante contribuição na melhoria das políticas de atenção à infância e adolescência no seu município. Para incentivar a participação social nas políticas públicas dirigidas às crianças, o Selo UNICEF contribui para desenvolver as capacidades dos diferentes atores municipais, inclusive dos adolescentes. Qual o desafio dessa participação? Mário Volpi - O mais importante é que as ações de mobilização dos adolescentes no Selo façam parte de um processo contínuo para consolidar a presença e participação dos adolescentes do município nos espaços formais e informais de discussão, elaboração e implementação de políticas públicas. Por outro lado, sempre vale lembrar que o município deve evitar a sobrecarga dos adolescentes envolvidos. As atividades ligadas ao Selo devem ser sempre no turno oposto ao das aulas regulares.
O calendário das provas deve ser considerado. Como será a escolha dos adolescentes mobilizadores? Mário Volpi - Após a primeira capacitação que aconteceu no final do ano passado, os articuladores municipais do Selo e conselheiros do CMDCA voltaram a seus municípios com o compromisso de realizar um processo de mobilização dos adolescentes para a escolha de dois representantes (um menino e uma menina). Eles serão referência para mobilizar os demais adolescentes a participarem ativamente da produção do diagnóstico local, dos fóruns comunitários e de ações específicas nos temas de Educação para Convivência com o Semiárido; e Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico-Racial; Esporte e Cidadania.
Selo unicef
Em Apodi a Comissão Pró-Selo juntamento com o Forum da Juventude e Gremios Estudantis escolhe os adolescentes para serem os mobilizadores do Selo em Apodi obedecendo as orintações do Selo Unicef.
1. Wallas Vinicius Costa Oliveira - Representante do Fórum da Juventude de Apodi.
2. Mayara Suerlita da Costa - Representante do Fórum da Juventude de Apodi.
3. Maria Daniele Moreira Pinheiro - Representante dos Grêmios E. de Apodi.
2. Mayara Suerlita da Costa - Representante do Fórum da Juventude de Apodi.
3. Maria Daniele Moreira Pinheiro - Representante dos Grêmios E. de Apodi.
Marcilio Reginaldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário