30 de março de 2011

Prefeitura do Apodi firma convênio com Editora Positivo para garantir ensino de qualidade á crianças







APODI – Os alunos da rede municipal de ensino de Apodi contam com um dos mais importantes recursos pedagógicos do Brasil. A Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Educação, adquiriu junto a Editora Positivo implantou o material didático interdisciplinar, uma solução educacional voltada ao processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Apodi, através desta aquisição as crianças são apresentadas a um sistema completo e dinâmico, com ações capazes de estimular e valorizar a criatividade nas primeiras fases do aprendizado, por meio de um material rico capaz de reunir arte, cor, ilustração e diversão com conhecimento e informação.
As capas e contra capas dos livros didáticos trará pontos turísticos de Apodi, hino e bandeira do município. Durante todo o ano de 2011 serão distribuídos 04 livros aos alunos. A Prefeitura do Apodi investiu cerca de R$ 100 mil reais no projeto.
Os docentes e a Coordenação Pedagógica da Secretária Municipal de Educação participaram de uma capacitação Pedagógica da Editora Positivo, em meados Fevereiro. O objetivo da capacitação foi oferecer suporte completo aos educadores para que possam explorar ainda mais todas as possibilidades do livro didático, novos encontros serão programados a cada final de semestre para uma avaliação e retomados dos conteúdos desenvolvidos. A capacitação atendeu a mais de 70 profissionais que atuam na educação do município de Apodi.
O lançamento do projeto em Apodi contou com a presença da prefeita da cidade3, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), secretario de Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Junior, secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, Secretario de Educação, Izauro Camilo de Oliveira Neto, equipe da Secretaria de Educação, represetante da Editora Positivo e varias outras autoridades.
Para a prefeita Goreti pinto, A Secretaria de Educação estar dando um grande passo em direção a uma maior qualidade de Ensino na Educação Infantil de Apodi.
Com a concretização do convenio entre a Prefeitura do Apodi e a Editora Positiva, as tarefas escolares copiadas em folhas mimeografadas já fazem parte do passado na rede pública de ensino de Apodi. Cada aluno de 3 a 5 anos de idade receberá quatro livros por ano.
A secretaria adjunta de Educação de Apodi, professora, Flavia Cristina, o Sistema de Ensino Aprende Brasil vem somar às ações voltadas para a qualidade do ensino da rede municipal de ensino apodiense. “A expectativa de toda equipe que faz a educação de Apodi está focada na melhoria da qualidade do ensino e dos índices educacionais.”, comentou Flavia Cristina que destaca a capacitação dos professores como peça fundamental para uma educação de mais qualidade.
O Sistema de Ensino Aprende Brasil é um produto da Editora Positivo - uma das empresas do Grupo Positivo, maior corporação educacional do país - desenvolvido para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. O Sistema de Ensino Aprende Brasil é constituído de um conjunto de elementos que formam uma estrutura organizada e integrada: uma coleção de livros didáticos, um portal educacional (www.portalaprendebrasil.com.br) - no qual professores e alunos pode explorar conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária e com toda a interatividade que só a internet pode oferecer - e assessoria pedagógica. Para que o trabalho seja eficiente, os corpos docentes e técnicos também recebem formação, por meio de cursos sistemáticos.

Assessoria de Comunicação Social
(84) 9622:1119

28 de março de 2011

CAMINHO PARA LIBERDADE








Fotos Marcilio Reginaldo

Como parte da Política de Inclusão Social e Cidadania desenvolvida pela Prefeita Goreti Silveira e pelo Secretário Laete Oliveira, atraves dos Programas Sociais CRAS e CREAS foi realizado no dia 27/03/2011, a Ação "Promovendo Cidadania" para a população carceraria de Apodi com o tema "CAMINHO PARA LIBERDADE", no pátio do CDP, em parceria com a UNIBELE, CDP - Centro de detenção provisória, COEVAP - Comunidade Evangélica de Apodi, CLINICON, com apoio do NÚCLEO DE APOIO AO IDOSO; A Ação de Cidadania os serviços, de manicure, corte e escova para cabelo, higiene bucal e emissão de documentos tipo CPF, RG, RESERVISTA, TITULO DE ELEITOR e distribuição de genero alimenticio para as familias dos apenados pela Defesa Civil do Municipio. Foram atendidos os detentos num total de 32 apenados e seus familiares.

Alem dos serviços a COEVAP representada pelo Pastor Welliton realizou palestra sobre Relacionamento Interpessoal, foi servido durante o evento lanches (salgados, refrigerantes, sucos e café) para todos os presentes. Estiveram presentes, prestigiando o evento, Secretário Laete Oliveira, o Del Bacharel Claiton Pinho, pastores da Igreja de Cristo lagoa seca, da Igreja Betel, representantes da Igreja Assembléia de Deus e Igreja Quadrangular, coordenador Edivar Mendes, coordenador da Defesa Civil e Articulador de Selo Unicef Marcilio Reginaldo, Dr. Paulo, policiais, agentes penitenciários, equipes tecnicas do Creas, do Cras e outras autoridades do nosso municipio. A valorização social é um fator imprescindível na construção de uma cidadania e uma sociedade melhor.

Em Apodi foram realizadas em dois anos da gestão da Prefeita Goreti Silveira e do secretário Laete Oliveira, diversas Ação Cidadania semelhantes, nas quais o número de atendimentos chegaram a 200, 300, 500, 1.000 e mais, porém essa foi a maior de todas em referencia no que diz respeito recuperação dos presos de justiça e a política de inclusão social, pois abre a porta para que outras ações sejam realizadas para este publico e preparar os que ali estão para o retorno ao convívio social e familiar.

Marcilio Reginaldo

26 de março de 2011

VIDA SAUDÁVEL NA TERCEIRA IDADE




Nesta sexta, 25/03/2011, durante a tarde de lazer da terceira idade, que se realiza todas as sextas, na sede do Núcleo de Apoio ao Idoso, O Coordenador Edivar Mendes comunicou uma nova programação para as atividades física dos idosos, ficou assim:
Nas Terça Feiras as 16 : 00 hrs aeróbica na sede do núcleo
Nas Quarta Feiras as o6 : 00 hrs caminhada no calçadão da lagoa
nas Sexta Feiras as 07 : 00 hrs hidroginástica na piscina da academia ferfomance.
Essas atividades promove ao Idoso uma qualidade de vida mais saudável tendo em vista que os mesmos são acompanhados por profissional com especialização na área de atuação, os exercicios são aplicados de acordo com a nescessidade de cada individo, pois é realizado um teste de aptidão física pré formação de grupos, sendo aplicado exercicio localizado voltado para um objetivo específico.

APODI GANHA NOVOS PROFISSIONAIS






Sexta, 25/03/11, foi concluído o curso de mecânica em diesel, o curso formou 21 profissionais nessa modalidade que é muito carente no mercado Apodiense, foi ministrado pelo SENAI em parceria com a prefeitura e secretaria de Assisténcia e Desenvolvimento Social, estiveram presente no momento O Secretário Laete Oliveira, o articulador do selo unicef Marcilio Reginaldo, o Coordenador Edivar Mendes e o professor; em pronunciamento os três valorizaram a atuação da prefeita Goreti Silveira na política de valorização social, o professor Yuri e tambem alunos que se pronunciaram elogiaram a atenção que o secretário Laete vem prestando no tocante a política de capacitação profissional.
DESTAQUE: o curso formou a primeira mulher e os dois primeiros jovens ciganos mecãnicos do Apodi, é a política social quebrando barreiras e chegando a todos.

22 de março de 2011

APODI COMPLETARÁ 176 ANOS DE EMANCIPAÇÃO AMANHÃ



PREFEITA FAZ DOAÇÃO DE TERRENO PARA UERN CONSTRUIR CAMPUS EM APODI





APODI/MOSSORO – Na tarde desta segunda-feira (21), o Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros, recebeu em audiência a prefeita de Apodi, Goreti Silveira Pinto (PMDB), na Sala de Conselhos, no prédio da Reitoria em Mossoró. Com o objetivo de fazer a doação de um terreno para que seja construída sede própria do Campus da UERN, em Apodi.

O terreno doado pela Prefeitura do Apodi conta com 5 hectares de terra, localizado às margens da BR-405, sentido Apodi/Mossoró, na Fazenda Reis Magos, e conta com toda uma infraestrutura disponível para a construção do campus da UERN, da cidade de Apodi.

Acompanharam a prefeita Goreti Pinto, na audiência os vereadores Nilson Fernandes, Arnaldo João da Costa, Ângelo Suassuna e Paulo Telécio. E os secretários Izauro Camilo de Oliveira Neto (Educação), Júnior Souza (Administração), Klinger Pinto (Gabinete Civil), também estavam presentes o Diretor do Núcleo da UERN de Apodi, professor, Elmo Alves e a diretora do 13° Núcleo Regional de Educação, professora, Raimunda Ferreira Freire e outros assessores da municipalidade.

Atualmente Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Felipe Guerra, contam com mais de 1.500 universitários que se dividem entre a UERN, UNP, UFERSA e outras faculdades de Mossoró, tendo que usar diariamente ônibus ou caronas. E que os municípios enfrentam problemas financeiros, pois não existem recursos específicos do Ministério da Educação para a contratação de ônibus para o transporte de estudantes universitários.

O município de Apodi, conta com cerca de 35 mil habitantes, sendo que destes moradores, mais de 1.500 estudantes cursando o segundo grau, que nos próximos anos poderão ingressar na faculdade.

Somente do município de Apodi já são mais de 800 jovens fazendo curso superior em Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas e para suprir todas as necessidades da classe jovem apodiense que deseja ingressar no ensino superior, a prefeita Goreti Pinto vem buscando apoio junto a toda classe política para lutar pela implantação do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Em recente visita feita ao município, a governadora Rosalba Ciarline (DEM) foi cobrada pela prefeita Goreti Pinto sobre a construção do Campus da UERN. A governadora Rosalba Ciarline se comprometeu em público que o município terá sim um Campus da UERN edificado em seu governo.

Desde que assumiu os destinos de Apodi que a prefeita Goreti |Silveira Pinto vem buscando apoio junto ao Governo do Estado para construir em sua cidade um Campus das UERN. A Prefeita fez a doação do terreno, a UERN já dispõe do projeto pronto, agora só resta o Governo do Estado iniciar as obras.

“Já participamos de varias audiências com a finalidade de garantir a construção do Campus da UERN para nossa cidade, vou marca uma audiência com a governadora Rosalba para que o projeto comece a ser executado e assim a juventude apodiense possa comemorar essa importante vitoria”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

O reitor Milton Marques, elogiou a luta da prefeita de Apodi e garantiu que também entrara como parceiro dessa grande luta.

O projeto de transformação do Núcleo da UERN em Campus, conta com o apoio dos prefeitos das cidades de Felipe Guerra, Braz Costa (PMDB), Itaú, Edson Melo (DEM), Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz (DEM) e Severiano Melo, Silvestre Monteiro (PSB).

Fonte: ASSCOM APODI

15 de março de 2011

Apodi reduz casos de dengue com Piaba e trabalho de concientização



APODI – O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypt, responsável pela temida Dengue, realizados pelos profissionais de saúde do Núcleo de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi, no Médio Oeste potiguar, vem surtindo efeitos positivo e mantendo a cidade com um dos menores índices de dengue em todo o território potiguar.

De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, o município de Apodi esta entre as cidades do estado com o menor índice de casos de dengue registrado.

Na região cidades como Pau dos Ferros e Mossoró, registram alto risco de ter epidemia de dengue. Em Apodi, conforme o coordenador do trabalho de combate à dengue, Damião Paiva, o baixo índice de registros de casos de dengue é a conseqüência de um trabalho forte que realiza no município há oito anos usando piabas ornamentais como principal ferramenta contra dengue. Os agentes de saúde toda manhã vão para a lagoa do Apodi pescar piabas e quando o sol fica mais forte, passam nas residências que os moradores solicitam as piadas para repor nos tanques dos quintais.

Segundo Damião Paiva, o tanque com piaba funciona como uma armadilha para o mosquito transmissor da dengue. "Ele põe os ovos, mas a piaba come imediatamente. É uma consumidora voraz de ovos de qualquer mosquito", destaca. Damião explicando que o trabalho em Apodi tem o resultado alcançado mais pelo empenho dos moradores em se manter vigilantes do que mesmo pelas ações delimitadas pelo Governo do Estado. Neste caso, quando o tanque fica sem piabas, os próprios moradores ligam para os agentes de saúde e pedem a reposição. "Existe uma mobilização constante do cidadão contra a dengue. É isto que faz a diferença", destaca Damião.

Além do trabalho de peixamento nos reservatórios do município. A Prefeitura do Apodi através de um trabalho de Mobilização Social, que envolve toda esfera administrativa tem antecipado ações de prevenção à doença com atividades de educação em saúde em vários setores da cidade e pede para a população em geral as medidas de prevenção. Dentre as ações realizadas estão às visitas as casas, distribuição de boinas para potes, afixação de cartazes, recolhimento de pneus, palestras e monitoramento de apoio de criação de piabas.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti infectado. No Brasil, as condições climáticas favorecem a circulação do mosquito, fazendo com que todos os anos milhares de pessoas peguem dengue. É uma doença seria que pode matar, mais também pode ser evitada se atitudes efetivas forem tomadas. Basta à população agir.

A Prefeitura do Apodi vem alertando a população para que cuide da sua casa, fale com seu vizinho, converse com a prefeitura, se você perceber o foco do mosquito informe ao órgão responsável do seu município. Os sintomas da dengue são: febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, se apresentar dois ou mais desses sintomas, procure uma unidade de saúde e não tome remédios sem orientação médica.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

(84) 9622 - 1119

11 de março de 2011

Contribuindo para a Redução dos Riscos de Desastres no semiárido


Os problemas enfrentados pelas comunidades localizadas em áreas suscetíveis a estiagens, secas, deslizamentos e inundações são frequentes no cenário brasileiro. Esse quadro agrava-se em decorrência das ações do homem, em especial, a ocupação desordenada do solo que contribui para a degradação ambiental e contribui para a ocorrência de desastres. Esta situação resulta também da escassez de políticas públicas intersetoriais que fortaleçam ações conjuntas para a minimização dos efeitos danosos ao meio ambiente e contribuam para a organização social nos assentamentos humanos.

Esse cenário tem trazido uma grande preocupação aos órgãos de defesa civil, considerando a urgência em estabelecer novos paradigmas no que concerne as mudanças de comportamentos, atitudes e práticas no contexto local. Dessa forma, atuar incentivando práticas socioeducativas, principalmente, junto a crianças, adolescentes e jovens, representa a possibilidade de criar espaços democráticos capazes de estimular a participação de todos que fazem parte da comunidade. Nesse sentido, é possível avançar no intuito de formar cidadãos comprometidos com a preservação ambiental e com a redução de desastres.

Para estimular atitudes adequadas com relação à redução de riscos de desastres é fundamental desenvolver ações socioeducativas e formar cidadãos comprometidos que promovam mudanças graduais e exitosas no contexto socioambiental em que estão inseridos.

Na tentativa de mobilizar crianças, adolescentes e jovens para o compromisso coletivo com sua comunidade, a Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC tem estimulado a criação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil Jovem - NUDEC JOVEM que tem como princípio o envolvimento desse segmento da comunidade para atuar na ação conjunta visando à redução dos desastres no âmbito local.

Este texto visa introduzir brevemente o tema do protagonismo juvenil para a redução dos riscos de desastres junto às escolas do semiárido. Ele descreve alguns elementos de uma experiência desenvolvida nos municípios da Região Metropolitana do Recife por meio de uma parceria que envolveu órgãos governamentais: Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC, Agência CONDEPE/ FIDEM – Governo do Estado de Pernambuco, municípios da Região Metropolitana do Recife e a ONG Save The Children.

O propósito é estimular as escolas para que mobilizem e organizem os alunos, professores e demais membros da comunidade escolar por meio da reflexão e do despertar da consciência e do papel de cada um para a convivência harmoniosa com o meio ambiente onde vive, contribuindo assim para a redução de riscos de desastres.

As crianças, adolescentes e os jovens são mobilizados e se articulam para atuar em colaboração com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil- COMDEC1 , o Núcleo Comunitário de Defesa Civil - NUDEC2 e a escola, a quem cabe apoiá-los no desenvolvimento de ações socioeducativas e preventivas de riscos de desastres. A partir de atividades didáticas, crianças, adolescentes e jovens passam a observar, analisar e interagir no seu espaço comunitário, contribuindo para a mitigação ou solução dos problemas identificados no mapa de risco socioambiental da comunidade.

A participação dos estudantes, professores e demais membros da comunidade representa um elo entre a escola e comunidade, possuindo um importante potencial que deve ser valorizado na perspectiva de melhoria da condição de vida das famílias, a partir de práticas do cotidiano voltadas à preservação do meio ambiente, à prevenção e redução de riscos socioambientais.

A mudança de atitudes para uma relação de mais respeito com o meio ambiente é importante e merece ser aprofundada a partir de iniciativas educativas, envolvendo meninos e meninas para uma reflexão sobre seus comportamentos e reconstrução de atitudes que possibilitem a sustentabilidade do nosso planeta.

O NUDEC Jovem traz o diferencial social uma vez que está dentro da escola, contribuindo para atuar de uma forma transversal, considerando os conhecimentos, informações, conteúdos e saberes desenvolvidos no ambiente de ensino, propiciando a interface com a vivência comunitária, adquirida pelas crianças, adolescentes e jovens no seu cotidiano.

A partir de temas transversais trabalhados na escola, entende-se que é possível atuar de forma contextualizada para a redução de riscos de desastres nas áreas suscetíveis a estiagens, secas, deslizamentos e inundações. Por meio das relações com a escola que está na comunidade, essa mobilização potencializará a participação efetiva dos atores sociais para a formação de novas posturas frente aos riscos existentes na paisagem do lugar.

Estimular a participação juvenil significa promover atividades organizadas, favoráveis à expressão das suas potencialidades e vivências, e nessa perspectiva o trabalho envolvendo a escola aumenta as possibilidades de manutenção e continuidade das ações preventivas.

Por meio de trabalhos realizados em grupo, as crianças, adolescentes e jovens refletem e analisam o meio ambiente local, interagindo para construção de propostas contemplativas à realidade em que vivem, considerando o olhar sobre esta; compreendem que o processo de degradação ambiental é agravado pelos maus hábitos e atitudes humanas inadequadas.

A partir dessas ações, são constatadas alterações significativas na relação com a comunidade, sobretudo, quanto às mudanças de comportamento, principalmente àquelas que provocam riscos de desastres que afetam diretamente suas vidas.

Tendo como referência experiências como a desenvolvida na Região Metropolitana do Recife – Pernambuco, sugere-se que as escolas do semiarido comecem a discutir a possibilidade de incluir no seu plano anual a mobilização para a redução dos riscos de desastres. Um bom início é procurar a COMDEC do seu município para orientar possíveis ações na comunidade onde a escola está localizada e que incluam a participação efetiva de crianças e adolescentes.

Texto elaborado por Rejane Lucena, mestra em Gestão de Políticas Públicas, Coordenadora de Planejamento e Assistência da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes (PE) eDamares Lopes de Albuquerque, Assistente Social, Especialista em Gestão de Políticas Públicas. Colaboração Francisca Maria Oliveira Andrade, médica pediatra, Mestra em Saúde Pública e Especialista em Programas do UNICEF no Brasil e Daniela Lopes, Diretora do Departamento de mitigação de desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC.

Esse texto foi especialmente preparado para os municípios do semiarido que participam do Selo UNICEF, com acompanhamento da equipe do UNICEF no Brasil.______________________________
Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC:

1 “a principal atribuição da COMDEC é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los, com a elaboração de planos específicos onde é estabelecido o que fazer, quem faz, como fazer, e quando deve ser feito”.

2 O NUDEC ,,,”tem como finalidade implementar a integração de todo o Sistema de Defesa Civil, empresas, estabelecimentos de ensino, comunidade e instituições de segurança pública para garantir uma ação conjunta de toda a sociedade nas ações de segurança social.”



2 de março de 2011

Inscrições abertas para Selo Escola Solidária


Se sua escola desenvolve projetos sociais aliados à prática pedagógica, ela pode ser reconhecida com o Selo Escola Solidária 2011. Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições no site www.facaparte.org.br. O Selo é um reconhecimento às escolas de educação básica comprometidas com uma educação solidária que desenvolve projetos de voluntariado.

Podem participar escolas de todos os estados brasileiros, públicas e particulares, de todos os níveis de ensino (educação infantil, ensino fundamental, médio, especial, ensino técnico e EJA), cadastradas no Censo Escolar do Ministério da Educação/INEP. Para participar, cada escola deve escolher apenas um projeto de voluntariado educativo que esteja acontecendo e tenha a participação de alunos. Junto com a inscrição, a escola participante deve preencher a uma auto-avaliação. Ambas podem ser feitas no site http://www.facaparte.org.br/selo2011/. Todas as inscrições serão analisadas considerando a coerência do projeto apresentado com o conceito de Voluntariado Educativo, os resultados pedagógicos e sociais alcançados e a importância da atividade para os participantes e para o público atendido. O resultado será divulgado em setembro de 2011, no site do Instituto Faça Parte.

O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), UNESCO e UNICEF e acontece a cada dois anos. Desde 2003, mais de 16 mil escolas públicas e particulares de todo o país foram reconhecidas. O evento de lançamento nacional será no dia 15 de março, em São Paulo (SP).

Fonte: Instituto Faça Parte

1 de março de 2011

Avisos Meteorológicos Especiais - RIO GRANDE DO NORTE



Brasília- A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em apoio ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulga o Aviso Meteorológico às Coordenadorias Estaduais de Defesas Civis (Cedecs).

Hoje, dia 28/02/2011 (segunda-feira), as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas no Acre.

Entre hoje, dia 28/02/2011 (segunda-feira) e amanhã, dia 01/03/2011 (terça-feira), as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas no Piauí, sul e centro do Ceará e no Rio de Janeiro.

Também neste mesmo período, entre os dias 28/02/2011 (segunda-feira) e 01/03/2011 (terça-feira), as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de acumulado de chuva significativo no Mato Grosso do Sul (especialmente no centro-norte), norte, oeste, Litoral Norte e norte do Vale do Paraíba em São Paulo.

Amanhã, dia 01/03/2011 (terça-feira), as condições meteorológicas são favoráveis a ocorrência de chuva moderada a forte com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas no oeste da Bahia, sul e nordeste do Pará, no Maranhão, Minas Gerais (exceto norte e nordeste), Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia.

DEFESA CIVIL NACIONAL