31 de maio de 2010

Apodi realiza Audiência Pública alertando população sobre o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes


Cerca de 100 pessoas compareceu a sede do legislativo apodiense para ouvir o que diversas autoridades tinham a dizer sobre um problema sério, que existe em todo o planeta: a violência sexual contra crianças e adolescentes. No Brasil, o assunto é lembrado no dia 18 de maio porque, neste dia, no ano de 1973, em Vitória no Espírito Santo, a garota Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta, mas em Apodi uma ampla programação foi montada com a realização de encontros, palestras e agora a Audiência Publica sobre para apresentação do Plano Estratégico de enfrentado a crimes de Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Realizada pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, Comissão de Articulação do Selo UNICEF, e o Articulador do Selo Unicef Marcilio Reginaldo foi o Mediador dos Debates sobre o Plano; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Audiência Pública reuniu autoridades e profissionais da área de assistência social, professores, diretores de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino e outras entidades e chamou a atenção do público para a importância de dar atenção às crianças e denunciar possíveis casos de abuso.
Na Audiência Publica foi apresentado as quase 100 pessoas que prestigiavam o evento um Plano Estratégico de uma política de enfrentamento aos crimes de abuso e violência contra crianças e adolescentes, que foi aprovado pelos presentes.
Segundo a presidente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA), professora, Patrícia Lorena Raposo, a participação da população foi muito importante para a aprovação do Plano Estratégico de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e agradeceu imensamente a todos os presentes, destacando que todos têm dado toda a sustentação e incentivo para que essa discussão tivesse sido feita de forma democrática e transparente”, comentou Lorena Raposo.
A prefeita de Apodi, Goreti Silveira Pinto (PMDB) tem em sua gestão garantido uma atenção especial a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Investir no “Social não é gasto nem custo, é investimento, com esse pensamento temos procurado dar ênfase a todas as questões de âmbito social. Temos clareza de que as obras de infra-estrutura são importantes, necessárias e as que mais aparecem, mas muitas vezes elas não têm o mesmo efeito que o trabalho na área social. “Esse trabalho é importante porque cuida da dignidade da vida humana, das pessoas”, garante a prefeita que esta implantando no Distrito de Soledade o primeiro CRAS Rural do Rio Grande do Norte que atendera a mais de três mil famílias da chapada do Apodi.
Para o secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira de Souza, a atenção para o abuso contra crianças e adolescentes deve acontecer de maneira permanente e não só pelos poderes públicos, mas sim por toda comunidade.
A audiência ainda contou com todos os coordenadores dos Programas Sociais do município como o Programa Integração AABB Comunidade, Programa do Idoso, Agente Jovem, Peti, Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, Secretaria da Educação, pastores de Igrejas Evangélicas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi e varias outras ONGS.
Ascom - Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário