14 de junho de 2010

Prefeitura do Apodi lança cursinho preparatório para o PROITEC do IFRN




APODI – Parceria entre a Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) através de um curso preparatório para garantir o acesso de alunos matriculados em 11 escolas das redes municipal e estadual de ensino, respectivamente, no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (PROITEC) do Campus do INFRN de Apodi.

A solenidade de lançamento do Cursinho preparatório ao PROITEC aconteceu na Casa de Cultura Popular, Escritor Walter de Brito Guerra e contou com a presença da prefeita, Goreti Silveira Pinto (PMDB), secretaria de Educação, professora, Raimunda Freira, diretora da 13ª Diretoria Regional de Educação, Mara Marlizete Marinho Duarte, secretario de Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Junior, a coordenação do curso preparatório para o PROITEC professora, Elisângela Paiva, professora do IFRN, Jocélia Gurgel, diretores de escolas, professores, alunos e varias outras autoridades do município.

O Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania é um curso na modalidade voltado para alunos do 9º ano da rede pública de ensino e prepara os estudantes por meio de livro, fascículos e teleaulas para o ingresso no ensino técnico integrado ministrado pelo IFRN. Em Apodi o cursinho atendera a 192 apodienses matriculados em 11 escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino. As aulas serão ministradas pelos professores, Gilvanilson Caetano – Matemática, Ozamir Lima – Língua Portuguesa e Lazaro Gama – Cidadania.

Segundo a prefeita Goreti Silveira Pinto o PROITEC é um programa muito importante, e se os alunos tiverem uma participação assídua, podem ter certeza que todos vão garantir suas vagas nos cursos de “Zootecnia e Bicombustíveis”.

“Desde que assumi os destinos de Apodi, firmei um forte compromisso com a educação do nosso município. O nosso desejo é transformar essa cidade em um Pólo Regional de Ensino Superior, com a UERN, IFRN, UNP e outras universidades que desejem se instalar em nosso município”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

Com localização privilegiada na microrregião da Chapada do Apodi, região oeste, o Campus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), esta situado na Comunidade Rural Canto de Varas, a 5 km da sede, tem demanda assegurada por estudantes do município e das cidades vizinhas de Governador Dix-Sept Rosado, Umarizal, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Itaú, Severiano Melo, além dos municípios fronteiriços do Estado do Ceará.

Apodi está inserida na Bacia Hidrográfica Apodi-Mossoró e Piranhas-Açu, além de situar-se nas terras férteis do vale onde se localiza a Barragem de Santa Cruz, com capacidade irrigável para 20 mil hectares de terra.

Do ponto de vista econômico, Apodi concentra arranjos produtivos focados nos setores de serviços, indústria, petróleo e gás, psicultura, agricultura e pecuária, com destaque para a caprinocultura e apicultura de negócios, além de possuir vocação natural para o turismo ecológico, uma vez que o município abriga o segundo mais importante Sítio Arqueológico do Brasil e do Exterior, o Lajedo de Soledade.

“Quero que os filhos dos apodienses tenham a oportunidade que no passado muitos não tiveram. Quero que as mães e os pais dos nossos jovens tenham orgulho de ser apodiense e de ter um filho na faculdade”, finalizou a prefeita.

Márcio Morais
Cesar Augusto
Jerlandio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário