24 de agosto de 2010

I Festival do Pescado acontecera as margens da Lagoa do Apodi


Nem só do mel e da criação de bode vive o produtor apodiense, mas sim do pescado também. De olho no potencial hídrico do município e na organização dos pescadores e piscicultores e Pensando. A Prefeitura do Apodi e3stara realizando entre os dias 25ª 28 deste mês, o I Festival do Pescado do Apodi.

O evento será realizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Assistência e Desenvolvimento Social, Juventude e Esporte e contara como parceiros como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Banco do Nordeste, Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), Banco do Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), dentre vários outros parceiros.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da municipalidade, a abertura do evento acontecera no dia 26 no Terminal Turístico da Lagoa do Apodi as 19:00 horas com o concurso para escolha da Garota do Pescado e degustação de pratos com tilapia. São esperados mais de 200 participantes.

Já no dia 27 de agosto acontece no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na Chapada do Apodi, Seminário de Piscicultura, com o tema: Preparando-se para conquistar mercado, palestrante, Jose Edgar Gomes Junior, consultor do SEBRAE-RN e varias outras palestras. No dia 28 sábado, serão realizadas uma programação interativa com os presentes como o Concurso de Pesca, Concurso de Nado Livre, Corrida de Canoas e o Forro dos Pescadores e Piscicultores.

Na grande de programação constam ações esportivas, sociais e ligadas à classe de pescadores e piscicultores. O I Festival do Pescado do Apodi é considerado pela prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), como um importante mecanismo de incentivo ao fortalecimento da pesca no município que devido ao grande numero de reservas hídricas de Apodi tem ganhado considerável espaço e assim fortalecido a economia do município.

O festival é regional e envolverá piscicultores do Oeste, Médio e Alto Oeste Potiguar. O evento terá palestras, curso de agregação de valor ao pescado, seminário, concurso de pesca, nado livre, corridas de canoas e concurso garota do pescado, alem de premiação e muito forró para os participantes.

O município de Apodi conta com o segundo maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, a Barragem de Santa Cruz com 600 milhões de metros cúbicos de água, Lagoa do Apodi e dezenas de açudes nas mais de 100 localidades rurais existentes nos mais de 1600km de área geográfica do município.

Para a prefeita, Goreti Silveira Pinto(PMDB), a profissão de pescador e piscicultor precisa ser mais bem reconhecida e tudo que podemos fazer para fortalecer enquanto prefeita de Apodi, será feito. “Vejo os pescadores e piscicultores de Apodi mais fortalecidos, organizados e com a realização desse festival vão adquirir mais conhecimentos técnicos para aplicar em suas atividades”, comentou a prefeita que já confirmou presença na abertura do evento.

Apodi Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário