22 de abril de 2011

Apodi se prepara para Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza








APODI – A Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP) realizara a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 25 de abril a 13 de maio, tendo o dia 30 de abril como o dia de mobilização nacional, o dia "D". O slogan da campanha é ”Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS".
A Secretaria de Saúde de Apodi mobilizara toda sua equipe no Centro de Saúde e nas unidades de saúde espalhadas pelos bairros e comunidades rurais do município para vacina o Maximo de pessoas e assim atingir as metas. A campanha de vacinação contra a influenza tem como principal objetivo reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza, na população de 60 anos e mais de idade, nos trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para influenza, nas crianças da faixa etária de seis meses a menores de dois anos e nas gestantes.
De acordo com a secretaria de Saúde, Ítala Senna, a meta é vacinar o maior numero da população alvo como trabalhadores da saúde (os que atuam na atenção básica, estratégia saúde da família, agentes de endemias, médicos, profissionais de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias e profissionais da vigilância sanitária; crianças, mulheres grávidas em qualquer idade gestacional e idosos de todo o território apodiense.
A vacina será trivalente, com proteção para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
Estudos comprovam que na população com mais de 60 anos, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%".
"Queremos integrar nossas ações com os municípios para planejar e executar essa etapa da campanha de vacinação com grande sucesso e cumprir todas as metas, para tanto, precisamos do envolvimento dos profissionais de saúde, dos meios de comunicação, lideranças comunitárias, associações, escolas e igrejas com o objetivo de esclarecer a população sobre a influenza e importância da vacinação", explicou a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
(84) 9622:1119

Nenhum comentário:

Postar um comentário