19 de abril de 2011

Por uma literatura sem racismo



No Dia Nacional do Livro Infantil, a campanha Por uma infância sem racismo promove ação de valorização da literatura infanto-juvenil afro-brasileira e indígena

Brasília, 18 de abril – Neste Dia Nacional do Livro Infantil, a campanha Por uma infância sem racismo promoverá uma ação de valorização da literatura infanto-juvenil afro-brasileira e indígena.

Ao longo do dia, o blog da campanha www.infanciasemracismo.org.br divulgará artigos de especialistas no tema e informações sobre livros e livrarias onde essas obras podem ser encontradas. No twitter, o @unicefbrasil também divulgará notícias e realizará sorteio de livros com a hashtag #literaturasemracismo.

Nas últimas duas décadas, foram lançados diversos livros dedicados a estimular crianças e adolescentes a aprender o valor das diferenças étnico-raciais. São obras e referências que, cada vez mais, estão contribuindo para o desenvolvimento psicossocial e cultural de meninas e meninos no País.

O direito a aprender é garantido a cada criança e a cada adolescente. Por meio da leitura, crianças reinterpretam a realidade, aprendem novos valores e entram em contato com a sua própria cultura. O direito a conhecer e a ouvir múltiplas histórias amplia suas perspectivas e aprendizados, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais igualitária.

A ação faz parte da campanha Por uma infância sem racismo, lançada pelo UNICEF e seus parceiros para alertar a sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência. Baseada na ideia de ação em rede, a campanha convida pessoas, organizações e governos a garantir direitos de cada criança e de cada adolescente no Brasil.

Participe dessa ação e ajude a divulgá-la! Estimule a leitura de histórias sobre a diversidade étnico-racial entre as crianças e os adolescentes!

Mais informações
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Estela Caparelli
E-mail: mecaparelli@unicef.org
Telefone: 61 3035 1963

Pedro Ivo Alcantara
E-mail: pialcantara@unicef.org
Telefone: 61 3035 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário