12 de janeiro de 2010

Apodi intensifica combate à Dengue




A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Saúde através dos Agentes de Saúde tem intensificado varias ações de combate à Dengue em todo território apodiense.
Os Agentes Comunitários de Saúde vem atuando no centro da cidade e nos 17 bairros de Apodi em pontos estratégicos como sucatas, cemitérios, usinas de reciclagens e residências. O trabalho também conta com o apoio da Secretaria de Urbanismo que tem realizada a limpeza de canais e terrenos baldios.
Em Apodi a dengue esta controlada, mesmo assim o trabalho de combate vem sendo intensificado. A exemplo de 2009. A Secretaria de Saúde promovera arrastões nos bairros, com orientações e caça a criadouros, distribuição de panfletos informativos.
De acordo com o coordenador de Endemias de Apodi, Damião Paiva, os Agentes Comunitários de Saúde trabalham com orientações durante as visitas casa a casa, numa forma de atentar para os cuidados necessários para evitar a doença.
Na opinião do coordenador, Damião Paiva, o sucesso do controle da doença é necessário não só as ações por parte do Poder Público, mas a participação da população, no sentido de combater os possíveis criadouros, eliminando todos os recipientes com água parada e, principalmente, evitar o acúmulo de lixo em terrenos baldios.
Devido a um conjunto de ações que vem sendo executada pela equipe da Secretaria da Saúde, que tem contado com o apoio das demais secretarias, num trabalho integrado. O município de Apodi controlou o índice de infestação e Apodi foi contemplado com uma KOMBI do Ministério da Saúde que reconheceu o trabalho de Apodi como um dos mais positivos do país.
O combate as a dengue no território apodiense também é feita com o peixamento em reservatórios de residências e prédios públicos. A piaba elimina as lavas do mosquito Aedes Aegypt, responsável pela temida dengue.


Márcio Morais

Um comentário:

  1. Oque vou escrever aqui não tem nada haver com oque acabou de ser postado, na verdade é uma denúncia. Estou grávida de 6 meses e faz duas semanas que durante três dias da semana (Seg. Ter. e Quart.) vou a sec. de Saúde pra marcar exames que só são feitos em Mossoró e que só são marcados através do secretário de saúde. Não sei qual a quantia do salário do secretário más acho que é suficiente pra ele trabalhar pelos menos 3 dias da semana já que só são nesses dias que ele visita seu local de trabalho.Acredito que saúde seja uma coisa muito importante para todos inclusive pra mim que estou grávida pra ser deixada nas mãos desse irresponsável!E outra... Ao ouvir a reclamação de uma funcionária em relação a isso que o vio por acaso ele simplesmente disse: "Eu piso lá (Sec.) no dia que eu quiser!".

    APODI ESTÁ SENDO ADMINISTRADO POR UM BANDO DE HIPÓCRITAS!

    ResponderExcluir