26 de outubro de 2009

APODI CONTARÁ COM ESCOLA DE ENSINO NOTURNO DIFERENCIADO


Com o propósito de minimizar e futuramente erradicar a evasão escolar no período noturno, a Escola Estadual Prof. Gerson Lopes implantará, em 2010, o Programa Repensando o Ensino Médio Noturno. O programa é uma modalidade de ensino diferenciado desenvolvido desde 2006 pela Secretaria Estadual de Educação para reduzir os altos índices de evasão escolar de alunos matriculados no ensino médio noturno em escolas públicas do Rio Grande do Norte. A meta é melhorar a qualidade do ensino noturno, através de projetos pedagógicos que estimulem o interesse do aluno de permanecer mais tempo na escola. O programa conta com o apoio do Ministério da Educação, através do PROMED, Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio, e do Projeto Alvorada.

Com a implantação do programa, a grade curricular dos estudantes continuará a mesma dos alunos de outros turnos, no entanto a forma de aplicação do currículo será diferenciada para melhor atender as necessidades dos alunos do período noturno.

As disciplinas serão divididas em blocos e trabalhadas em regime de semestralidade, ou seja, no primeiro semestre os alunos estudam algumas disciplinas, como matemática, português, artes, química, já no segundo semestre eles pagam as outras disciplinas restantes. Dessa forma, o número de horas em que o estudante terá contato com os professores é maior e eles terão mais tempo durante a semana para tirar dúvidas e se dedicar a determinadas disciplinas.

Outra característica do programa está no uso contínuo de projetos pedagógicos e atividades extraclasses, que proporcionarão aos alunos a oportunidade de serem atores da construção de seu próprio conhecimento e ainda possibilitarão o acesso à cultura, arte, ciência, ao mundo do trabalho, educando para o convívio social e solidário, ajudando no pleno desenvolvimento do estudante, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) promoveu, entre os dias 20 e 23 de outubro, uma capacitação voltada para professores de 26 escolas estaduais que implantarão em 2010 o Programa Ensino Médio Noturno Diferenciado. As equipes gestora e pedagógica, os professores de ensino médio da Escola Gerson Lopes e ainda representantes da 13ª DIRED estiveram durante quatro dias, no Hotel Mar Dunas, em Nísia Floresta, onde receberam a formação sobre a implantação e o funcionamento do programa.


Por Diario de uma Professorinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário