15 de outubro de 2009

Apodi realiza caminhada para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental com caminhada

APODI – Foi com a realização de uma grande caminhada que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Apodi comemorou nesta terça-feira, o Dia Mundial da Saúde Mental. A caminhada teve inicio na sede do CAPS I, às 07:00 h, com os Usuários, Técnicos e Familiares até o Calçadão da Lagoa do Apodi.
Durante evento que aconteceu no Terminal Turístico da cidade e foi acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), foi feito um trabalho de acolhimento, alongamento e dinâmica, café da manha e uma palestra com o médico psiquiatra Ernani Pinheiro de Freitas, com o tema: “Vivencias Sociais e Atividades Grupais”.
A caminhada ainda contou com a participação do secretario de Saúde, Ivanildo Lima, prefeita da cidade, professora, Goreti da Silveira Pinto, coordenadora do Centro de Saúde, Ítala Sena dentre outras autoridades do município.
O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado em mais de 100 países, com atividades promovidas por organizações não governamentais e profissionais da área da saúde mental e reabilitação, instituições governamentais, estabelecimentos de ensino, serviços públicos e privados, familiares e doentes.
O principal objetivo é relembrar a necessidade contínua de “tornar as questões de saúde mental uma prioridade global”, sublinhado o fato, muitas vezes ignorado, de que a saúde mental é uma preocupação universal. A doença mental não escolhe as suas vítimas, podendo ocorrer em todas as culturas e em todas as fases da vida.

Em Apodi o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), é coordenado pela psicóloga, Cyntia Vanessa, que tem feito importante trabalho junto à comunidade, chegando a ganhar destaque em nível estadual quando se apresentou em Natal no evento da Mostra SUS com o trabalho: "Vivenciando os desafios na sociedade: um novo olhar ao portador de transtorno mental de Apodi". O CAPS apodiense tem também sempre faz passeios com seus usuários, o mais recente foi em Mossoró à capital do Oeste Potiguar.
MOSTRA SUS NATAL - O Mostra SUS realizado em Natal foi um sucesso e a participação da equipe do CAPS I Apodi fez história, com a apresentação oral do trabalho intitulado "Vivenciando os desafios na sociedade: um novo olhar ao portador de transtorno mental em Apodi/RN".
“Agradeço a todo apoio, em especial a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Apodi por proporcionar a partilha de conhecimentos e aprendizagens adquiridos através das experiências vividas durante este grande evento em Natal, Fiquei muito feliz em saber que o nosso fazer saúde mental foi ouvido, visto e discutido”, comentou a psicóloga, Cyntia Vanessa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário