28 de outubro de 2009

PROGRAMA BPC NA ESCOLA

O programa é uma ação interministerial que envolve os ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, em parceria com municípios, estados e com o Distrito Federal, que tem por objetivo realizar o acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC, até 18 anos, por meio da articulação das políticas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos.


A intenção é criar condições para o desenvolvimento da autonomia, participação social e emancipação da pessoa com deficiência. O beneficiário deve ter garantida a sua matrícula na escola da sua comunidade. É importante que os pais saibam que a matrícula é um direito do seu filho e uma obrigação do sistema de ensino.O BPC na Escola realiza anualmente o pareamento de dados entre o Censo Escolar Inep/MEC e o Banco do BPC/MDS, a fim de identificar os índices de inclusão e exclusão escolar dos beneficiários do BPC. Em 2008, foi identificado que 71% dos beneficiários do BPC, com deficiência na faixa etária de zero a 18 anos, estão excluídos da escola e que somente 29% destes beneficiários estão na escola.Além do pareamento de dados, o BPC na Escola realiza a formação de grupos gestores estaduais para que sejam multiplicadores e estejam aptos a formar outros gestores nos municípios que aderiram ao programa.

A formação aborda temas sobre educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Desde o final de 2008, os municípios que aderiram ao programa estão realizando pesquisa domiciliar para a identificação das barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola dos alunos com deficiência, beneficiários do BPC. Atualmente, o programa está em funcionamento em todos os estados e no Distrito Federal e em 2.623 municípios – 47% do total –,abrangendo 68% dos beneficiários nessa faixa etária.

Apodi-RN, que também fez sua adesão, os trabalhos de cadastramento estão em fase avançada, na zona urbana a equipe já concluiu os trabalhas de visitas, restando apenas 20% da cobertura terretorial do municipio. Segundo informaçoes prestadas pelo Secreatário de Desenvolvimento e Assistencia Social Laete Oliveira e a Assistente Social do Programa BPC Maria kely Mota Marinho, os formulários Preenchidos são postados diariamente no sistema. E que na zona rural existem 49 comunidades, das quais 05 já foram concluídas, retantando 44 para receberem a visitas dos profissionais. E que a parceria entre as Secretarias Municipal Assistencia Social, Educação e Saúde envolvidas no Programa BPC, garantirão a conclusão dos trabalhos até o prazo de encerramento no dia 04 de dezembro de 2009.

Marcillio Reginaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário