11 de novembro de 2009

Assembléia de Deus de Apodi comemora 75 anos de Evangelização no Município.


Domingo dia 01 às 19,00 horas foi realizada a solenidades de abertura das comemorações do Jubileu de diamante, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Apodi. A festa evangélica se estenderá até o dia 30 de novembro, são 30 dias de celebrações, Durante as festividades a comunidade evangélica participará de uma série de atividades; dia de Ação Social e Cidadania que fornecerá assistência jurídica e atendimentos médicos e odontológicos à população além de outras atividades.

A história da religião evangélica no Brasil começou durante o período colonial, com a invasão francesa, no Rio de Janeiro. Eles trouxeram entre seus integrantes, protestantes calvinistas conhecidos como Huguenotes em 1555. Eles logo foram expulsos da cidade pelos portugueses. No século XVII houve a invasão dos batavos (adeptos da Igreja Reformada Holandesa) ao Nordeste. Os missionários dessa Igreja fizeram diversos trabalhos evangélicos no Nordeste. Com a expulsão dos flamengos do Nordeste brasileiro, o trabalho das missões protestantes ficou estagnado até o início do século XIX quando a abertura dos portos, feita por Dom João IV, permitiu a vinda de missionários presbiterianos, ingleses e americanos ao nosso país. Somente no início do século passado, a Assembléia de Deus chegou ao Brasil através dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingrem que vieram dos EUA para Belém inspirado por um pastor que fez uma “profecia” afirmando que eles deviam migrar para um lugar chamado Pará. Eles, então, procuram no mapa mundi e identificaram no Brasil um Estado com esse nome. Os missionários chegaram a Belém em 1910 para divulgar a fé pentecostal. Logo em seguida, eles fundaram a Igreja Missão da Fé Apostólica, mas tarde denominada de Igreja Evangélica Assembléia de Deus, difundindo-a por todo o país.

Em Apodi a pregação do evangelho começou no ano de 1934 por intermédio de um pregador por nome de Zequinha que veio da cidade de Quixadá no Ceara,os cultos eram realizados na residência do irmão Cicero Francisco da Costa no sitio Pau Ferrado e na casa de Paizinho no Sitio Santa Rosa, o Pastor Zequinha viajava ate 15 dias , montado em um jumento para realizar os cultos nos Sítios Citados. Aos longos desses 75 anos, passaram por essa Igreja diversos homens de Deus- Pastores, que deram continuidade o trabalho do Senhor. Hoje a Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Apodi é Presidida pelo Pastor Isaac Dias de Sousa, que tem desenvolvido um excelente trabalho durante os cinco anos que esta a frente dessa Igreja. Em Apodi a Igreja Evangélica Assembléia de Deus esta localizada na Rua Primeiro de Maio 203 Centro.

Por Ismael Simão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário