19 de novembro de 2009

Cras de Apodi desenvolve “Projeto Semente Cras” voltado para Crianças com dificuldades Psicopedagogicos Sociais

Cerca de 40 crianças atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Apodi faz parte do “Projeto Semente Cras”, esse projeto beneficia crianças de 05 a 12 anos, de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.
De acordo com o coordenador do Cras de Apodi, Ismael Simão, o projeto visa incentivar a interação da criança de maneira global, abrangendo os aspectos coguinitivos, afetivos, psicomotor e sócio cultural. Foi à própria equipe de profissionais do Cras que desenvolveu o projeto com a finalidade de acompanhar as crianças que são diagnosticadas pela psicóloga e assistente social.

“As crianças que estão inseridas nesse projeto, chegam ao Cras por meio das famílias atendidas ou através de encaminhamentos dos profissionais das escolas e dos programas sociais do município, são crianças que geralmente são encaminhadas com alguns sintomas como distúrbio de comportamentos insociabilidade, distúrbios de aprendizagens, falta de auto-estima, ameaças de vínculos afetivos”, comentou Ismael Simão.
As crianças são acompanhadas pela Psicopedagoga Suely Veríssimo juntamente com a equipe de profissionais Multidisciplinar do Cras, O Projeto é trabalhado durante todo ano, pois as temáticas são variadas tais como: Oficina Pintando o Sete, Construindo o Saber, Lendo e Aprendendo, Direitos e Deveres da Criança, Inclusão Social, danças, brincadeiras, jogos marionetes.
Segundo ainda Ismael Simão, esse projeto tem sido de grande importância, pois tem contribuído para resgatar a auto-estima das famílias e crianças atendidas pelo “Projeto Semente Cras”.

O Cras atende cerca de 350 famílias dos Bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacural II Conjunto Garilandia e outras localidades. Para participar os interessados devem procurar o Cras que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas na Rua Luiz Jacinto Bairro Lagoa Seca.

Márcio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário