15 de novembro de 2009

Zumbi dos Palmares o heroi Brasileiro


Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas). Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.

O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída. Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

20 comentários:

  1. o love me do nasceu em 11 de otrubo?

    ResponderExcluir
  2. eu dostei mas eu so queria saber porque ele é considerado um heroi brasileiro

    ASS:NATHALIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORQUE ELE TEVE SIM CORAGEM DE LUTAR EM FAVOR DA RAÇA NEGRA POIS ELE CONSIDERAVA TODOS COMO IRMÃOS AO CONTRARIO DO QUE SE VÉ NO BRASIL HOJE EM DIA AS PESSOAS SÓ SABEM MALTRATAR, PRINCIPALMENTE QUANDO ACHA QUE TEM PODERES PARA PROVOCAR O SEU OPONENTE MAS SE ESQUECE QUE NO BRASIL DA ATUALIDADE SAIR PORAI PROVOCANDO OS OUTROS NÃO É INTERESANTE.

      Excluir
  3. foi a historia mas interessante que eu ja vi.Ele foi um Heroi para os escravos.salvou o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. foi uma historia bem legal eu adorei

    ResponderExcluir
  5. eu nao adorei porque nao gosto de neiuma materia principalmenta historia e matematica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pq voce e um burro entaopor isso n saabe nem escrever 'neiuma, principalmenta' tenhaa do vai estudar

      Excluir
  6. Me encantaba vivir en África

    ResponderExcluir
  7. Essa historia e linda ele lutou pela religiao ate que ele morreu quem nao gostou so lamento
    A vida e justa ,com quem merece ele lutou e morreu emjustamente

    ResponderExcluir
  8. bem tem alguns erros de portuges mas gostei muito do saite

    ResponderExcluir
  9. ele e corajoso e guerreiro

    ResponderExcluir
  10. se não sabe escrever não escreve porra

    ResponderExcluir