14 de maio de 2011

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Comitê lembra no Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que índices continuam alarmantes

A solenidade de abertura da mobilização nacional acontecerá no Palácio do Planalto. Na oportunidade, entidades e pessoas que atuam no enfrentamento à violência sexual infanto juvenil serão agraciados com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

O respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes é um ideal a ser alcançado no Brasil. Segundo dados do Disque 100, de maio de 2003 - data em que o serviço entrou em funcionamento - até março deste ano, foram registradas 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes. É importante ressaltar que, cada uma das denúncias pode representar que houve uma ou mais formas de violência praticadas contra uma ou mais pessoas. O Estado que aparece com o maior número de denúncias, de maio de 2003 a março de 2011, é a Bahia com 7.708 casos, logo após vem São Paulo, 7.297 e Rio de Janeiro com 5.563.

Por essa razão, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes mobiliza toda a sociedade no 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse ano, a programação nacional inicia como solenidade no Palácio do Planalto, com a presença de representantes do Governo e sociedade civil.

Durante o evento, que inicia a partir das 14h00, pessoas e entidades, que contribuíram na defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, serão agraciadas com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Na oportunidade, também será lançado o caderno temático Direitos Sexuais, são Direitos Humanos. Na sequência, os presentes seguirão pela Esplanada dos Ministérios com a caravana Siga Bem Criança, esse trajeto encerrará com show, às 16h00, onde estarão presentes cerca de 1.300 crianças e adolescentes, de diversas instituições e escolas do Distrito Federal e entorno.

Dados de 2010
Em 2010, foram registrados 12.487 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados do Disque 100. Este ano, apenas no primeiro trimestre, foram registrados 4.205 casos.

A maioria das vítimas são do sexo feminino
Os dados do Disque Denúncia, referentes ao período de janeiro a fevereiro de 2011, demonstram que o maior número de vítimas de violência sexual são do sexo feminino, representando 78% das vítimas.

Quando comparado com outros tipos de violência, como negligência e violência física ou psicológica, esses números praticamente se equivalem entre o sexo masculino e o sexo feminino. Quando comparada com as mais variadas formas de violência sexual, praticadas contra crianças e adolescentes, o sexo feminino ainda corresponde à maioria das vítimas: exploração sexual 80%, tráfico de crianças e adolescentes 67%, abuso sexual 77% e pornografia 69%.

18 de maio
Essa data, 18 de maio, foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em virtude de um crime bárbaro ocorrido em Vitória (ES). No dia 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, o seu corpo foi encontrado seis dias depois completamente desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os responsáveis pelo crime nunca foram responsabilizados, por se tratarem de filhos de pessoas influentes da cidade. Essa data foi definida a partir da lei nº 9.970, 17 de maio de 2000.

Faça Bonito
O enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes tem como símbolo a flor amarela. Com o slogan Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes os representantes da sociedade civil e governo querem sensibilizar a todos para a beleza e a fragilidade da infância e adolescência. Dessa forma, o que se pretende é fazer com que todos assumam a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes.

Prêmio Neide Castanha
Esse Prêmio foi criado no ano passado, para homenagear Neide Viana Castanha, falecida em janeiro de 2010, que atuou de forma efetiva em favor dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Na data de seu falecimento, Neide era secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (CECRIA). Foram agraciados na primeira edição do Prêmio: Canal Futura (Boas Práticas), Wanderlino Nogueira Neto (Cidadania), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN (Responsabilidade Social), Casa do Teatro (Protagonismo de Crianças e Adolescentes), e Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO (Produção de Conhecimento).

Matriz Intersetorial
A Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes é um levantamento realizado junto aos municípios onde ocorre a exploração sexual de modo a subsidiar as políticas públicas para a superação desse problema no país. Durante a solenidade, que acontecerá no Palácio do Planalto, será lançada a atualização dessa matriz. O levantamento é fruto de uma parceria entre Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, UNICEF, Comissão Intersetorial de Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e do Violes (Grupo de Pesquisa sobre Violência e Exploração Sexual Comercial de Mulheres, Crianças e Adolescentes) do Departamento de Serviço Social (SER) da Universidade de Brasília (UNB).

Pactuação do Plano Nacional
O Comitê Nacional, durante a solenidade do 18 de maio, entregará as contribuições do processo de revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes aos representantes do Governo Federal. Esse documento baliza todas as políticas públicas que atuam junto a essa temática.

Programação
11h30 - I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro, com a presença da Rainha Silvia e Ministra Maria do Rosário.

Local: STF, Praça dos Três Poderes, Brasília-DF.

14h00 - Pactuação do Plano Nacional, com a premiação do Prêmio Neide Castanha e Lançamento da Matriz Intersetorial e do Caderno Temático: “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”, com presença da Ministra Maria do Rosário e parceiros da Comissão Intersetorial.

Local: Auditório do Palácio do Planalto Brasília (DF).

Minuta de Programação para a Solenidade
1. Entrega do “Prêmio Neide Castanha” Entrega será feita aos premiados; bem como à Ministra Maria do Rosário e à Deputada Patrícia Saboya pelo trabalho desenvolvido na CPMI; e à Petrobras, pelo apoio dado ao Disque;

2. Lançamento Caderno Temático “Direitos Sexuais são Direitos Humanos” (na fala do cerimonial) e Lançamento da Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Carmen Oliveira;

3. Entrega oficial do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes revisado para Ministra e presidenta do Conanda, Maria do Rosário, e pactuação em torno dos 18 pontos prioritários para implementação do Plano.

14:00 às 18:00 – Atividade de Mobilização contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Caravana Siga Bem Criança, em alusão ao 18 de Maio.

Local: Esplanada dos Ministérios

Minuta da programação
1. Chegada de cerca de 1.300 crianças/adolescentes, às 14h00, que participarão de oficinas e farão apresentações artísticas;

2. Caravana entrará na Esplanada às 16h00 percorrendo a Esplanada dos Ministérios, acompanhada pela frota de táxis GDF, segue até Palácio, sobem as autoridades e retorna para Museu;

3. Pactuação do Governo do Distrito Federal com o Setor Hoteleiro e Sindicato dos Taxistas do DF;

4. Pronunciamento da Ministra Maria do Rosário, Governador Agnelo Queiroz /GDF e Comitê Nacional;

5. Revoada de balões;

6. Encerramento com apresentação de um grupo Atitude Feminina;

Mais informações
Karina Figueiredo
Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Fone: (61) 3347-8524

Leila Paiva
Coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Fone: (61) 2025-9907

Violes
Fone: (61) 3307-2290

selo Unicef

Nenhum comentário:

Postar um comentário