21 de maio de 2011

Prevenção à iniciação do tabagismo será trabalhado nas 40 escolas municipais


COMBATENDO


APODI – Diretores, professores, supervisores, Auxiliar de Serviços Gerais (ACG), merendeiras e vigilantes que integram a rede municipal de educação de Apodi vão participar de treinamento em prevenção à iniciação do tabagismo.
O trabalho será realizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Saúde e Educação e Cultura, respectivamente. O assunto já foi apresentado na Secretaria de Educação e Cultura através de uma reunião cujo tema foi o “Combate ao Tabagismo”, apresentado pelo Enfermeiro Bruno Antunes que fez ampla explanação sobre o uso do cigarro nas escolas, a conscientização dos alunos, as doenças que o cigarro pode causar ao homem, as substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro, a nicotina e outras doenças.
As escolas de Apodi aderiram ao tema e receberam material da Secretaria Municipal de Educação para trabalharem o tema na “Semana Nacional Contra o Tabagismo”. O Secretário de Educação e Cultura, professor, Izauro Camilo de Oliveira Neto, demonstrou muita satisfação pela parceria formada entre a Secretaria de Saúde e de Educação e também a aceitação dos diretores e professores.
O Enfermeiro Bruno Antunes, se dispôs em fazer palestras nas escolas e fazer com que todos se conscientizem do perigo que o cigarro pode causar na vida do ser humano, principalmente do jovem estudante que esta iniciando sua vida no meio social.
Para a prefeita, Goreti Silveira Pinto, o projeto tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar alunos, professores e a p0opulação sobre as ações de promoção e prevenção em saúde no âmbito do controle do tabagismo.
“Os profissionais e trabalhadores da educação, além de adquirirem a sensibilização e adotarem as medidas de prevenção contra o vício de fumar, podem se transformar em multiplicadores de informação e ajuda a muita gente do nosso município”, destacou a prefeita Goreti Pinto.
A rede municipal de educação de Apodi conta com 40 unidades de ensino com 3.500 alunos matriculados, sendo 987 na Educação Infantil, 1.577 no Ensino Fundamental Menor, 756 no Ensino Fundamental Maior e 180 na Educação de Jovens e Adultos. São 484 profissionais assim distribuídos: 218 no apoio e setor administrativo e 266 professores, dentre eles 142 são Especialistas, 49 Graduados e 75 com o Ensino Médio.

Ascom - Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário