11 de maio de 2011

Prefeitura de Apodi realiza mutirão da catarata


APODI – A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no período de 04 a 13 o mutirão da catarata para os moradores da cidade e das comunidades rurais do município.
O mutirão terá início às 08h00minh e se prolongará até por volta das 13hs, na sede da Secretaria Municipal de Saúde ao lado da Maternidade Claudina Pinto. Já foram realizadas gratuitamente mais de 100 intervenções cirúrgicas.
Segundo a secretaria de saúde, Ítala Raquel Silveira Senna, a meta é realizar gratuitamente nos próximos meses mais de 200 cirurgias em pacientes que apresentam os sintomas da doença em Mossoró.
Em Apodi o trabalho é coordenado por Francisco de Cássia Diniz (Pepita) que diariamente atende na Secretaria de Saúde e faz os encaminhamentos dos pacientes para o Clinica de Dr. Luis Mendonça em Mossoró.
Para ter acesso ao beneficio, os pacientes deverão comparecer a sede da Secretaria Municipal de Saúde munido de documentos pessoais como CPF-MF, e Carteira de Identidade. Primeiramente, eles serão submetidos a uma triagem. Confirmado o diagnóstico de catarata, será realizado em seguida os exames oftalmológicos necessários e a cirurgia. Além das cirurgias, os pacientes contam com o transporte para a Clinica Luis Mendonça em Mossoró e a partir desse mês de maio vão receber as injeções para o pós-cirúrgico.
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida. A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos.
Tratamento - O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia - simples rápida e feita sob anestesia local - é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.
O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
(84) 9622:1119

Nenhum comentário:

Postar um comentário